Você sabe o que são agroflorestas?
Basicamente, as agroflorestas são uma solução promissora para a integração da produção agrícola com a preservação ambiental.
Quer entender melhor o que são agroflorestas, como elas funcionam e o que você pode ganhar com isso? Então, continue a leitura deste material. Boa leitura!
O que são agroflorestas e como implementar em propriedades rurais?
As agroflorestas, também conhecidas como sistemas agroflorestais (SAFs), de acordo com definição do WRI Brasil, são “uma forma de uso e ocupação do solo em que árvores são plantadas ou manejadas em associação com culturas agrícolas ou forrageiras. Em outras palavras, é um sistema em que o produtor planta e cultiva árvores e produtos agrícolas em uma mesma área, garantindo a melhora de aspectos ambientais e a produção de alimentos e madeira.”
Os sistemas agroflorestais podem ser agrupados em três categorias principais: Agrossilviculturais, Silvipastoris e Agrossilvipastoris. Vamos entender melhor como funciona cada uma delas:
Agrossilviculturais: combinam a agricultura com o cultivo de árvores em uma mesma área. Nesse tipo de sistema, as árvores podem ser plantadas em fileiras ou dispersas pelo campo agrícola. Elas fornecem benefícios como sombreamento, proteção contra erosão do solo, melhoria da qualidade do solo e diversificação de produtos.
Exemplos comuns de sistemas agrossilviculturais incluem o plantio de árvores frutíferas em meio a culturas agrícolas, como a combinação de bananeiras com árvores de sombra ou o plantio de árvores leguminosas em áreas de cultivo de grãos.
Silvipastoris: combinam a produção de animais, como a criação de gado, com o cultivo de árvores. Nesse tipo de sistema, as árvores fornecem sombra para os animais, melhorando o conforto térmico e reduzindo o estresse causado pelo calor. Além disso, elas podem fornecer forragem para alimentação dos mesmos.
Podemos citar como exemplo a criação de gado em pastagens arborizadas, onde árvores são plantadas em meio às áreas de pasto, ou a criação de animais em sistemas agroflorestais com árvores forrageiras.
Agrossilvipastoris: já os sistemas agroflorestais agrossilvipastoris combinam a produção agrícola, a criação de animais e o cultivo de árvores. Portanto, ocorre uma integração completa entre as três atividades, aproveitando os benefícios sinérgicos que cada uma pode oferecer.
Para implementar uma agrofloresta em sua propriedade rural, é importante que ela seja cuidadosamente planejada, levando em consideração diversos aspectos, como as condições do solo e clima, mercado e demanda, composição de espécies, arranjo das plantas, operação e manejo, objetivos de produção, legislação e regulamentações, entre outros.
Por isso, um bom planejamento considerando as espécies vegetais e animais mais adequadas ao seu local e clima é o primeiro passo.
Benefícios da agrofloresta para a produção agropecuária e para o meio ambiente
Para a produção agropecuária, os principais benefícios da implantação de agrofloresta incluem:
Diversificação de cultivos: como a agrofloresta permite a combinação de diferentes espécies vegetais em um mesmo sistema, o produtor rural não fica dependente de uma única cultura, reduzindo os riscos associados a problemas climáticos, pragas e flutuações de mercado.
Aumento da produtividade: o uso de espécies complementares e o aproveitamento máximo do espaço vertical na agrofloresta podem resultar em um aumento significativo da produtividade. As plantas podem se beneficiar das interações positivas entre si, como a fixação de nitrogênio pelas leguminosas, que enriquece o solo e melhora o crescimento das demais culturas.
Proteção contra pragas e doenças: ao contrário de monoculturas, em que as pragas encontram condições favoráveis para se proliferarem rapidamente, a agrofloresta oferece um ambiente menos propício para a disseminação desses problemas. Isso pode diminuir a necessidade de pesticidas e reduzir os custos de controle de pragas.
Melhoria da fertilidade do solo: a combinação de espécies nas agroflorestas contribui para melhorar a fertilidade do solo. Por exemplo, as árvores podem enriquecer o solo com nutrientes e matéria orgânica, enquanto as culturas agrícolas e as leguminosas fixadoras de nitrogênio adicionam nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Isso reduz a dependência de fertilizantes químicos, resultando em economia de custos para o produtor.
Além de proporcionar um faturamento contínuo e diversificado, os sistemas agroflorestais também geram uma série de benefícios para o meio ambiente, como a conservação do solo, evitando a erosão e a perda de nutrientes, a manutenção da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.
Conseguiu compreender o que são agroflorestas? Agora vamos ver como elas podem gerar renda.
Como uma agrofloresta pode gerar renda e promover o desenvolvimento sustentável em propriedades rurais?
Como mencionamos no tópico anterior, a diversificação da produção, o aumento da produtividade, a redução de custos de controle de pragas e a redução da dependência de fertilizantes químicos, são oportunidades para o produtor rural maximizar sua renda através da agrofloresta.
Além disso, os alimentos produzidos neste local, muitas vezes cultivados de forma orgânica e sustentável, possuem maior valor agregado no mercado, uma vez que os consumidores estão cada vez mais interessados nesses produtos, livres de agrotóxicos e que contribuam para a preservação ambiental.
Também não podemos deixar de citar que essa forma de uso e ocupação do solo permite o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis em sua propriedade, como a madeira das árvores para a produção de móveis ou lenha para uso doméstico.
Se você é um proprietário rural interessado em adotar práticas sustentáveis ou caso sua propriedade esteja sendo acionada na justiça para recuperar áreas de reserva legal ou de preservação permanente, também é possível fazer a recuperação através dos sistemas agroflorestais.
O H2A – Hub AgroAmbiental desempenha um papel fundamental ao facilitar e acelerar o desenvolvimento de projetos de restauração florestal. Nossa missão é promover o encontro entre aqueles que estão buscando soluções para seus passivos ambientais rurais, tanto de forma legal quanto voluntária, e aqueles que têm interesse em investir em projetos de restauração. Tudo isso contando com as melhores tecnologias de restauração do mercado.
Agora que você já sabe o que são agroflorestas, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar neste processo!