Como funciona a cadeia de restauração de florestas do H2A – Hub AgroAmbiental?

|

Como funciona a cadeia de restauração de florestas do H2A - Hub AgroAmbiental

Você sabia que com a parceria do H2A – Hub AgroAmbiental você investe em restauração de florestas, promove o cuidado com o meio ambiente e ainda faz o seu negócio prosperar?

O potencial de restauração florestal no Brasil é muito promissor. Só o estado de São Paulo possui mais de 1 milhão de hectares aptos para o processo de acordo com mapeamento realizado pelo H2A.

Se apenas 2% dessa área devastada for recuperada, só ela pode movimentar mais de R$ 400 milhões.

Já existem mais de 500 propriedades mapeadas pelo Hub em todo o Brasil que estão aptas ao processo de recuperação florestal. Isso representa mais oportunidades de negócios e mais geração de renda para todos os agentes da cadeia de restauração. 

Para aproveitar esta oportunidade, continue a leitura e entenda como funciona a cadeia de restauração de florestas do H2A!

O que é o projeto H2A – Hub AgroAmbiental?

O Hub Ambiental é um projeto inovador que busca conectar proprietários de terras, investidores, poder público e a cadeia de restauração, a fim de facilitar/acelerar o processo de restauração de florestas.

O projeto conta com o apoio de instituições renomadas e reconhecidas pelo desenvolvimento de ações em prol da natureza e da agricultura regenerativa, como o Instituto Imaflora e o Partnerships for Forest.

Para André Lima (Coordenador Geral do H2A – Hub AgroAmbiental), “o Hub é um ponto de conexão. É um espaço seguro, ágil, eficiente, virtual, de encontro entre todos os principais atores interessados em fazer a restauração florestal acontecer, desde o proprietário, na ponta, passando por toda a cadeia de restauração florestal, redes de sementes, profissionais e técnicos, empresas que executam restauração florestal, que mantêm e monitoram a restauração até o carbono, com o outro lado, que são agentes financeiros, instituições doadoras, investidores em restauração florestal, em carbono, em serviços ambientais e, também, captadores que estão se especializando em mapear e identificar fontes para apoiar processos de restauração”. 

Qual é a Missão, Visão e Valores do Hub?

Missão: conectar e conciliar proprietários rurais e as cadeias do agronegócio, investidores e implementadores para acelerar a restauração florestal e agroflorestal

Visão: ser um negócio que obtenha sustentabilidade ambiental, econômica e social; restaurar 5.000ha em cinco anos; restaurar o mínimo de 2.000ha/ano a partir de 2027;

Valores: justiça agroambiental; ousar para restaurar; resiliência para conciliar; propriedade rural provedora de serviços ambientais e um sistema integrado e parte da paisagem; prosperidade; conexão; flexibilidade e agilidade.

Como funciona a cadeia de restauração de florestas do H2A?

Para entender o funcionamento do projeto é necessário conhecer primeiramente quais são os atores que o H2A conecta no processo de restauração de florestas. São eles: 

Produtores Rurais: pessoas ou empresas proprietárias de terras que precisam realizar restauração florestal ou que desejam realizá-la de forma voluntária;

Investidores, financiadores e doadores: parceiros interessados em restauração multifuncional com aproveitamento de créditos de carbono e demais serviços ambientais; 

Empresas executoras: órgãos fiscalizadores, ministério público e poder judiciário.

Podemos resumir o processo do projeto em 3 etapas: 

1ª: O H2A identifica propriedades rurais com demandas judiciais e extrajudiciais de restauração ou demandas voluntárias por meio de sua rede de colaboradores;

2ª: O H2A identifica potenciais financiadores, doadores, investidores e parceiros públicos e privados para viabilizar, técnica e economicamente, a restauração, e concilia os interesses de todos;

3ª: Com o aval do proprietário, o Hub apoia o desenvolvimento do projeto executivo e o inventário de serviços ambientais e de carbono, faz a busca ativa por potenciais parceiros financeiros até a execução, e por fim, realiza o monitoramento.

Quais são os principais benefícios do processo de restauração do H2A – Hub AgroAmbiental para o produtor rural?

O produtor rural ao investir em restauração de florestas com o H2A pode garantir em média  70% de desconto, se utilizado método de semeadura direta. Ou ainda, de 50% a 60% de desconto se o método utilizado for restauração com mudas.

Além da economia financeira, é possível finalizar o projeto em até dois anos, o que pode ser extremamente vantajoso já que demandas judiciais e extrajudiciais estabelecem prazos para o cumprimento de adequações ambientais.  

Outro grande benefício é que ao optar por esse investimento, o produtor rural pode melhorar o seu posicionamento no mercado, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes,  buscando conhecer a procedência dos produtos, seu processo de extração e se eles atendem aos critérios de sustentabilidade. 

Sendo assim, o proprietário rural não precisa ter uma demanda judicial ou extrajudicial para investir nesta solução. É possível se antecipar e dessa forma aproveitar a oportunidade de cofinanciamento do H2A e todo o apoio técnico oferecido. 
Quer aproveitar esta oportunidade? Entre em contato e entenda melhor como funciona o nosso processo através dos nossos especialistas.

Mais recentesstar_outline

Fique por dentro!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba conteúdos sobre o H2A e projetos de restauração florestal.