O reflorestamento vem sendo uma demanda crescente de proprietários rurais que enxergam nesta solução a oportunidade de recuperar uma área desmatada para alcançar resultados significativos em suas propriedades.
O reflorestamento trata-se, basicamente, do processo de recuperação de uma área desmatada através do plantio de árvores. Esta operação pode ocorrer de forma natural ou intencional, isto é, por meio de intervenção humana.
A necessidade de reflorestamento em uma propriedade pode se dar por diversas razões, como motivos legais, tentativa de recuperação do ecossistema original, fins comerciais, interesses sociais etc.
O potencial de restauração florestal no Brasil é muito promissor. Só o estado de São Paulo, por exemplo, possui mais de 1 milhão de hectares aptos para o processo. Se apenas 2% dessa área devastada for recuperada, só ela pode movimentar mais de R$ 400 milhões.
O fato é que independentemente da motivação, proprietários rurais, ao investir em reflorestamento, podem usufruir de diversos benefícios.
Mas quais são eles? Continue a leitura para descobrir!
Como funciona o reflorestamento de propriedades rurais?
O reflorestamento envolve o plantio de vegetação em áreas que foram degradadas ou destruídas anteriormente.
Na prática, para fazer o reflorestamento em uma propriedade rural é necessário um estudo de campo para analisar as condições atuais do local, como o solo, o clima etc. Em seguida, é feita a escolha das espécies que serão plantadas, levando em consideração a compatibilidade com as características do local.
Após a escolha das espécies, é feita a definição do método de plantio e do plano de proteção da área reflorestada. O plano de proteção é fundamental para fazer um monitoramento contínuo e proteger a área contra doenças, incêndios, pragas, entre outros fatores que podem prejudicá-la.
Reflorestamento e restauração florestal são a mesma coisa?
A confusão entre os dois termos é comum por serem parecidos, mas são palavras com definições claras.
Reflorestar trata-se do processo de criar uma vegetação de estrutura semelhante ao ecossistema original do local, através do plantio de árvores nativas ou exóticas em uma área em que havia uma floresta, mas que foi desmatada.
Na restauração florestal o objetivo é a recuperação da área exatamente como no ecossistema original. Para isso, envolve a reconstrução gradual da floresta, resgatando a diversidade de espécies de plantas e fauna, a sua função ecológica e a sustentabilidade.
A confusão se dá, pois há duas formas de realizar o plantio de árvores no reflorestamento: heterogênea e homogênea.
Quando a plantação é homogênea, significa que haverá apenas o plantio de uma espécie de vegetação em uma área. O reflorestamento comercial, por exemplo, é deste tipo.
Já quando o plantio é de forma heterogênea, podemos entender como reflorestamento ecológico, em que há o plantio de diversas espécies em uma área. Sendo assim, o reflorestamento compreende um dos métodos de restauração florestal.
Quais são as principais vantagens que o reflorestamento proporciona?
Vamos conhecer alguns dos benefícios gerados pelo processo de reflorestamento?
De maneira geral, as vantagens desse processo podem ser entendidas como econômicas, ambientais e sociais. Confira:
Econômicas
Reflorestar pode gerar diversos benefícios econômicos ao produtor rural, como a obtenção de uma fonte de matéria-prima (como a madeira e itens derivados das árvores como resinas e óleos), controle de erosões e deslizamentos do solo, ganho da biodiversidade para abrigo e alimentação de animais, fonte constante de combustível para estufas e usinas, além de valorização do imóvel.
De acordo com notícia publicada no Correio Braziliense, cientistas da ONG ambientalista World Resources Institute (WRI) mapearam áreas degradadas na América Latina e no Caribe e descobriram 650 milhões de hectares nestas condições. Resgatá-las, segundo eles, traz, além de uma infinidade de benefícios ambientais e sociais, lucro. O estudo da WRI mostra que a recuperação de pelo menos 20 milhões de hectares pode render benefícios de cerca de US$ 23 bilhões em 50 anos e o armazenamento de quase 5 gigatoneladas de gás carbônico.
Além disso, ao investir em restauração de florestas com o apoio do H2A – Hub Agroambiental, o produtor rural pode ainda garantir até 80% de desconto, se utilizado método de semeadura direta. Ou em média, de 50% a 60% de desconto se o método utilizado for restauração com mudas.
Sociais e Ambientais
Pelo viés ambiental, reflorestar reflete no menor consumo de água, diminuição de temperaturas, redução de carbono da atmosfera, retenção de CO2, redução de impactos ambientais negativos que as culturas tradicionais de plantio podem gerar ao solo, recuperação de áreas degradadas, melhora da qualidade do ar, recuperação de nascentes, manutenção da biodiversidade, obtenção de alimentos, entre outras vantagens.
Vale citar também como um benefício social, que o Brasil pode gerar de 1 milhão a 2,5 milhões de postos de trabalho diretos se alcançar a meta de restaurar 12 milhões de hectares de vegetação nativa até 2030. A conclusão é de um estudo produzido pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança Pela Restauração na Amazônia e Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura.
Como funciona o processo de restauração florestal do H2A – Hub AgroAmbiental?
Você, proprietário rural, precisa restaurar a floresta de sua propriedade? O H2A – Hub AgroAmbiental é a sua solução para economizar tempo e dinheiro.
Nós entendemos quais são seus interesses e desafios para propormos o melhor e mais rápido caminho para a restauração florestal da sua propriedade.
Para te auxiliar durante o processo o Hub:
– Busca ativamente por propriedades rurais com demandas de restauração florestal ou desejo de restaurar suas florestas;
– Identifica potenciais doadores, financiadores, investidores ou até mesmo parceiros privados e públicos que desejam viabilizar projetos de restauração;
– Agenda encontros para entender os interesses, dialogar sobre os acordos e as soluções e a alinhar expectativas, processos e prazos;
– Apoia o desenvolvimento de todo o projeto, do planejamento até a sua execução.
Ficou interessado (a)? Entre em contato conosco através do e-mail: hubagroambiental@imaflora.org ou através do nosso site.