Mercado de carbono voluntário: vantagens para o produtor rural

|

Mercado de carbono voluntário: vantagens para o produtor rural

Você já ouviu falar no mercado de carbono voluntário?

O mercado de carbono voluntário é um sistema em que empresas, organizações e indivíduos podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões de gases de efeito estufa. 

De acordo com o Sustainable Carbon, esse mercado surgiu de forma paralela ao mercado regulado (uma consequência do Protocolo de Quioto). “Nele, qualquer empresa, pessoa, ONG ou governo pode gerar ou comprar créditos de carbono voluntários.”

Dessa forma, o produtor rural tem a oportunidade de ingressar no mercado voluntário de carbono e desenvolver mais uma atividade remunerada em sua propriedade, aumentando o lucro do seu negócio.

Se você tem interesse em aumentar o seu faturamento, continue a leitura desse artigo para entender como funciona o mercado de carbono e quais as suas principais vantagens.

Mercado de carbono voluntário x mercado de carbono regulado: quais são as diferenças?

Existem dois tipos de mercados de carbono: o regulado e o voluntário

O primeiro é obrigatório e é estabelecido pelos governos, com metas de redução progressivas para os setores envolvidos e inventários de emissão obrigatórios. Este mercado surgiu por consequência do Protocolo de Quioto. 

Os setores envolvidos nesses inventários de emissão obrigatórios geralmente incluem as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa, como energia, indústria, transporte, resíduos etc. 

Basicamente, esse tratado teve como principal objetivo estabelecer metas para redução de emissão dos gases do efeito estufa (GEE) no planeta, possibilitando assim, a redução de mudanças climáticas.

Já os mercados voluntários são criados por empresas para neutralizar suas emissões e colaborar com a descarbonização global, podemos citar como exemplos Bayer, Natura, Rabobank, e Raízen. Eles são baseados em inventários voluntários e os créditos de carbono são gerados a partir de projetos que reduzem ou eliminam gases de efeito estufa.

Esses créditos são emitidos por entidades certificadoras, como SOCIALCARBON® Standard e Verified Carbon Standard (VCS), e podem ser negociados entre particulares, incluindo de outros países.

Quais são as vantagens de gerar créditos de carbono?

Gerar créditos de carbono não só contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, como também pode gerar renda adicional para o produtor através da venda dos créditos. 

Mas vender para quem?

Os créditos de carbono podem ser comprados por diversos tipos de entidades, como empresas, governos e organizações não governamentais. Em geral, essas entidades compram créditos com o objetivo de compensar suas emissões de gases de efeito estufa, alcançar metas de redução de emissões ou investir em projetos de descarbonização. 

Em resumo, o mercado de carbono voluntário oferece vantagens significativas para o produtor rural, tanto financeiramente quanto ambientalmente. Ele permite a geração de renda adicional e a contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa, além de melhorar a imagem e a reputação do produtor frente ao mercado consumidor e a sociedade em geral.

Como o produtor rural pode gerar créditos de carbono restaurando a floresta de sua propriedade?

A restauração florestal possibilita adequar uma propriedade para a comercialização de créditos de carbono.

Ela pode ser feita plantando árvores em áreas degradadas ou desmatadas, ou ainda conservando florestas nativas existentes. Os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com as normas e critérios estabelecidos pelos mercados de carbono e avaliados por entidades certificadoras.

Além disso, a restauração florestal também pode gerar outros benefícios para o produtor rural. Clique aqui e confira um artigo completo sobre o assunto.

Como funciona o projeto do H2A – Hub AgroAmbiental e quais são as suas vantagens?

O H2A – Hub AgroAmbiental é um projeto inovador no mercado brasileiro de restauração florestal desenvolvido pelo Instituto Imaflora, referência em ações em prol da floresta e da agricultura regenerativa.

O Hub acelera projetos de restauração florestal e se dispõe a buscar interessados em créditos de carbono, além dos recursos financeiros e técnicos para viabilizar a restauração das áreas a serem recuperadas.

Com essa parceria, você tem suporte, segurança e transparência para investir no mercado de carbono e, consequentemente, pode aumentar o seu faturamento.

Quer entender melhor como você, proprietário rural, pode aproveitar essa oportunidade? 

Entre em contato conosco e agende uma conversa sem compromisso! 

Mais recentesstar_outline

Fique por dentro!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba conteúdos sobre o H2A e projetos de restauração florestal.