Ao longo de muitos anos, as práticas agroindustriais no Brasil e no mundo foram exercidas sem qualquer preocupação ou planejamento, entretanto, essa realidade vem mudando.
A preocupação global de empresas e consumidores com sustentabilidade, mudanças climáticas, preservação das florestas e dos recursos naturais têm fomentado a busca por novas práticas de manejo, gerando oportunidades de recursos e investidores interessados no tema, visto que produtos com certificação têm sido cada vez mais buscados.
Ou seja, um cenário bastante favorável ao surgimento de novas tecnologias de produção e de novas oportunidades de negócios e de geração de renda.
Dessa forma, é possível conciliar o aumento da produtividade e da geração de lucros no campo, sem abrir mão, no entanto, da preservação dos ecossistemas.
Quer conhecer 3 formas eficientes de aliar sustentabilidade e geração de lucro no meio rural?
Então, convido você a continuar a leitura deste artigo para descobrir.
Para garantir o futuro saudável do agronegócio é preciso repensar as formas de manejo, buscando integrar desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Nesse sentido, produtores rurais estão buscando por ações de restauração florestal, preservação e valorização do solo, com desenvolvimento sustentável.
Recuperação de áreas degradadas, integração do sistema lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sistemas agroflorestais e fixação de carbono, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais espaço e relevância.
Ao implantar essas práticas no campo, o produtor não só diversifica sua atividade comercial, mas também sua fonte de renda.
Desenvolvimento sustentável no meio rural e sua importância
Boas práticas de manejo vêm sendo desenvolvidas para atender as altas demandas na produção agrícola.
Rotação de culturas, irrigação por gotejamento e reaproveitamento de insumos são algumas das ações adotadas.
Um manejo sustentável ajuda a mitigar a degradação ambiental e, principalmente, não elevar os custos de produção.
O desequilíbrio dos ecossistemas globais impacta diretamente na capacidade produtiva de alimentos, já que os recursos naturais se tornam mais escassos e menos frequentes, o que muitas vezes é influenciado pelas mudanças climáticas.
De um lado temos secas mais intensas e temperaturas mais altas, de outro chuvas torrenciais e frio recorde e tudo isso afeta a produção rural.
Dessa forma, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade urgente para atender à demanda mundial por alimentos de mais de 7,8 bilhões de pessoas, 213 milhões somente no Brasil.
Como aliar desenvolvimento sustentável e geração de lucros?
Segundo a Embrapa, a agricultura brasileira tem avançado de forma segura rumo à sustentabilidade ao longo das últimas décadas.
Agricultura Orgânica, Produção Integrada à Agropecuária, Produção Agroflorestal, Práticas de Restauração Florestal e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) são alternativas eficientes de produção sustentável e de geração de renda.
Integrar essas ações às práticas de manejo no campo é uma forma de garantir um futuro seguro comercialmente.
Além disso, o manejo responsável atende a uma demanda por sustentabilidade cada vez mais exigida pelo consumidor interno e externo, ampliando o acesso a novos mercados e o faturamento do produtor rural.
Conheça três ações que você pode implantar na sua propriedade a fim de melhorar a produção e também garantir mais lucratividade para o seu negócio.
Restauração florestal
A restauração florestal é uma forma de recuperação de áreas desmatadas, contribuindo para a propriedade rural ficar em conformidade com a legislação brasileira, evitando sanções, multas e outras penalidades.
Além disso, a recuperação florestal gera mais valor para quem a desenvolve pois, além de cumprir a lei, a propriedade garante mais chances de negócios, visto que cada vez mais empresas e consumidores estão preocupados com a origem dos produtos e matérias-primas que consomem.
Além do valor financeiro, são inegáveis outros benefícios decorrentes da restauração florestal, como:
- Preservação da biodiversidade;
- Manutenção de área de sombra;
- Diminuição da temperatura;
- Melhora da qualidade do ar e da água;
- Maior absorção de CO2;
- Maior concentração de nutrientes no solo.
Manejo Sustentável
O manejo rural sustentável, aliado à recuperação das áreas, garante o equilíbrio dos ecossistemas locais e também abre portas para o desenvolvimento de novas atividades econômicas.
O cultivo e extração de madeiras nobres, como o jequitibá-rosa e o mogno-brasileiro, árvores nativas do país, assim como a comercialização de produtos não madeireiros, como o látex, contribuem para o fortalecimento de uma nova bioeconomia baseada na produção sustentável e com alto retorno financeiro aos produtores.
Dessa forma, a recuperação florestal também gera ativos ambientais com valor econômico, como a captura e armazenamento de carbono florestal, por exemplo.
Assim, a produção no campo ganha mais um aditivo financeiro, podendo, certamente, ser exercido com as demais atividades comerciais e produtivas da propriedade.
Integração lavoura, pecuária e floresta
A ILPF é um sistema de produção agrícola integrado às atividades de lavoura, pecuária e de floresta em uma mesma área.
Em outras palavras, esse sistema sustentável pode ser implantado em três tipos: cultivo, consorciado ou sucessão.
Dessa forma, é possível compartilhar os benefícios entre os diferentes meios de produção.
Assim, eles se tornam uma atividade comercial bastante eficaz, diversificando a renda dos produtores rurais.
Para saber mais sobre ILPF, clique aqui e veja o artigo que preparamos sobre o assunto.
A integração dessas atividades é uma estratégia de produção que vem crescendo bastante no Brasil, nos últimos anos.
Estima-se que até 2030, o sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) seja praticado em pelo menos 20 milhões de hectares em terras brasileiras.
Além de recuperar áreas degradadas e gerar novas oportunidades de negócios, a integração lavoura, pecuária e floresta também contribui com a meta do Brasil de restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares até 2030.
Portanto, conciliar desenvolvimento sustentável com crescimento econômico é uma realidade cada vez mais atrativa e relevante para o produtor rural pois garante o acesso a novos mercados em ascensão, diversifica a produção e renda e também preserva o meio ambiente.
Como o H2A – Hub AgroAmbiental pode ajudar na implementação da restauração florestal, gerando lucros com desenvolvimento sustentável?
O H2A – Hub AgroAmbiental é especializado no planejamento e desenvolvimento personalizado de ações de restauração florestal, unindo o produtor rural, executores de restauração e investidores, com foco em desenvolvimento sustentável e geração de lucros.
Temos as mais completas e assertivas soluções para regularizar o passivo ambiental legal ou extrajudicial da sua propriedade, com descontos de até 50% no valor da restauração por hectare.
Nossos projetos de restauração florestal conciliam as características naturais da sua propriedade com a potencialidade de novas oportunidades de negócios, fomentando a geração de renda futura.
Dessa forma, facilitamos e aceleramos o desenvolvimento de soluções técnicas, jurídicas e econômicas assertivas para o projeto de restauração florestal da sua propriedade.
Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nosso modelo de trabalho que une o ambiental e o agro em busca de melhores práticas.
Torne a sua atividade rural mais eficiente e economicamente, com desenvolvimento sustentável, próspera com as nossas soluções.