Tudo o que você precisa saber sobre este projeto em restauração florestal

|

H2A - Hub AgroAmbiental: tudo o que você precisa saber sobre este projeto em restauração florestal

Um projeto inovador, lançado oficialmente no dia 25 de novembro de 2021, desenvolvido para integrar os atores da produção agropecuária e da restauração florestal. Estamos falando do H2A – Hub AgroAmbiental.

Quer entender mais sobre esse projeto e por que ele pode ser a solução que você procura? Então, continue a leitura!

O que é o projeto H2A – Hub AgroAmbiental e a partir de qual necessidade ele surgiu?

O H2A-Hub AgroAmbiental é um projeto que acelera e viabiliza a conexão entre proprietários rurais com ou sem passivos judiciais e extrajudiciais, com investidores, poder público e demais atores da cadeia de restauração florestal.

Todo o processo é feito de forma prática, segura e inteligente, uma vez que proporciona uma comunicação descomplicada entre todos esses membros.

O projeto nasceu da necessidade de soluções eficientes para os processos de restauração florestal. 

De um lado, temos proprietários rurais que precisam compensar impactos ambientais, seja por demandas judiciais e extrajudiciais, seja de forma voluntária. Do outro lado, temos técnicos, consultores e investidores que tornam possível a execução da proposta. 

Vale citar que o Hub conta com o apoio de instituições renomadas e reconhecidas pelo desenvolvimento de ações em prol da natureza e da agricultura regenerativa, como por exemplo, o Instituto Imaflora.

Como funciona a atuação do Hub?

Para a implantação de um projeto de restauração, são seguidas uma série de etapas. O Hub acredita que os segredos do sucesso deste tipo de projeto são as conexões e o diálogo. 

Por isso, a sua atuação visa conciliar os interesses das partes envolvidas, que são:

Proprietários de terra

Pessoas ou empresas proprietárias de terras que precisam realizar restauração florestal;

Investidores

Parceiros interessados a estimular a produção agropecuária e gerar impactos socioambientais positivos para o planeta e a sociedade em geral;

Cadeia de restauração

Empresas que realizam projetos de restauração, desde o planejamento até a execução;

Poder público

Órgãos fiscalizadores, Ministério Público e Poder Judiciário. 

Colocando todos esses atores em conjunto, é possível contar com soluções técnicas, jurídicas e econômicas personalizadas para oportunizar o projeto de restauração florestal, garantindo benefícios econômicos, remoção de carbono da atmosfera, geração de empregos, redução das emissões de gases do efeito estufa e seus impactos, além da recuperação de recursos naturais. 

A atuação do projeto ocorre, basicamente, por meio de um processo de três etapas: 

1. Busca Ativa: o Hub identifica propriedades rurais com demandas judiciais e extrajudiciais de restauração (termos de ajustamento de conduta, ações judiciais, inquéritos civis) ou demandas voluntárias por meio de sua rede de colaboradores.

2. Conciliação: em seguida, identifica financiadores, doadores, investidores e potenciais parceiros públicos e privados para viabilizar, técnica e economicamente, a restauração, e concilia os interesses deles com os proprietários rurais.

3. Desenvolvimento do projeto: após aval do proprietário, o Hub apoia no desenvolvimento do projeto executivo e o inventário de serviços ambientais e de carbono, fazendo a busca ativa por potenciais parceiros financeiros até a execução.

Quais vantagens em relação à restauração florestal o H2A – Hub AgroAmbiental oferece para:

Proprietários rurais

A grande vantagem para os proprietários rurais que investem em restauração florestal através do H2A – Hub AgroAmbiental é a redução dos custos. Isso porque, o Hub realiza a captação de recursos para que as despesas do proprietário sejam menores. 

Ao fazer a restauração com o Hub, o proprietário rural consegue economizar, em média, de 40% a 50% do valor que gastaria caso deixasse para fazer a restauração em outro momento por sua própria iniciativa.

Além disso, muitos dos proprietários encontram-se pressionados pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário para regularizar a situação de suas propriedades o mais rápido possível. Portanto, contar com um facilitador pode ser uma ótima escolha.

Uma terceira grande vantagem que o proprietário terá acesso ao se unir com o Hub, é que do ponto de vista ambiental, provavelmente em algum momento será necessário regularizar a propriedade e a restauração florestal é uma das etapas desse processo. 

Ao deixar a restauração para outro momento, é possível perder a oportunidade de co-financiamento oferecida pelo apoio do Hub.

Consultores, parceiros e advogados

Para esses atores, a grande vantagem em atuar em parceria com o H2A – Hub AgroAmbiental é ter acesso a uma solução eficiente para o seu cliente que solucione o problema dele, muito mais rapidamente e a um custo menor do que ele assumiria no caso de perder uma ação judicial.

Investidores

Investir nesses projetos significa garantir uma boa reputação da empresa frente aos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com o tema sustentabilidade.

A empresa investidora abre suas portas para um mercado que está disposto a pagar mais por produtos de empresas que praticam economia verde.

Além disso, é possível extrair também vantagens econômicas, como por exemplo, através da comercialização de créditos de carbono. Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo que preparamos para você, é só clicar aqui.

Portanto, uma parceria com o Hub em seu projeto de restauração florestal é capaz de auxiliar na promoção do crescimento de negócios e, ao mesmo tempo, no cuidado com a natureza, afinal de contas, estamos na década da restauração florestal em que o país tem como meta restaurar 12 milhões de hectares de floresta até 2030.

Ficou interessado (a) pelo projeto e gostaria de obter mais informações? Contate o H2A e aposte em uma solução confiável, rápida e mais barata para garantir um compliance ambiental eficiente.

Mais recentesstar_outline

Fique por dentro!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba conteúdos sobre o H2A e projetos de restauração florestal.