O que são sistemas agroflorestais?

|

O que são sistemas agroflorestais

Em algum momento você já deve ter se perguntado o que são sistemas agroflorestais, não é mesmo? 

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são formas de manejo da terra em que são cultivadas espécies florestais (nativas, frutíferas e/ou madeireiras) integradas a espécies agrícolas com objetivo de promover benefícios econômicos e ecológicos.

Em outras palavras, a agrofloresta é um sistema eficiente, econômica e ecologicamente, em que o produtor rural planta e cultiva, conjuntamente, em determinado período, árvores e produtos agrícolas em uma mesma área.

Essa atividade, além de produzir alimento e outros produtos com valor económico e comercial direto, promove a preservação do solo, o equilíbrio da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas, mitigando os danos ao meio ambiente.

Além disso, esse manejo sustentável possibilita não só ampliar e melhorar a produção agrícola como também pode ampliar o faturamento do produtor em decorrência do cultivo diversificado de produtos.

Segundo dados da ONU, as florestas abrigam 80% das espécies terrestres de animais, plantas e insetos do planeta.

Produzir alimentos e outros produtos com valor comercial, restaurando os ambientes florestais é um caminho necessário. 

Isso faz parte do conceito de agricultura regenerativa.

Dessa forma, com a conscientização e reconhecimento da importância ecológica, econômica e social das florestas, a busca por formas de manejo sustentável tem ganhado cada vez mais força e visibilidade na sociedade global.

Quer entender melhor o que são os sistemas agroflorestais e como eles podem ampliar os seus negócios?

Convidamos você a continuar a leitura com a gente para descobrir.

O que são sistemas agroflorestais e como funcionam?

Os chamados sistemas agroflorestais (SAFs) têm sua produção baseada em uma sucessão ecológica semelhante aos ecossistemas naturais.

Dessa forma, árvores exóticas ou nativas, inclusive as com valor comercial, são consorciadas com culturas agrícolas, trepadeiras, forrageiras, arbustivas, possibilitando uma alta diversidade de espécies e de interações naturais entre elas.

Ou seja, o sistema agroflorestal é desenvolvido levando em consideração um arranjo espacial e temporal predeterminado com o objetivo de fomentar práticas agrícolas com responsabilidade ambiental e gerar resultados mais lucrativos para o produtor.

Esse sistema é fundamental para o restabelecimento das funções ecológicas de plantas e animais, garantindo maior equilíbrio ao meio ambiente e preservação dos serviços ecossistêmicos.

Quais são seus tipos?

Depois de definir o que são sistemas agroflorestais, é importante conhecer seus diferentes tipos.

As agroflorestas são classificados de acordo com seu aspecto funcional e estrutural, podendo ser divididas em três principais grupos:

  1. Agrossilviculturais: combinação de espécies arbóreas, arbustivas ou palmeiras com espécies agrícolas.
  1. Silvipastoris: combinação de espécies arbóreas, arbustivas ou palmeiras com pastagem de animais.
  1. Agrossilvipastoris: combinação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas e animais.

Quais são suas principais vantagens e objetivos?

Após saber o que são sistemas agroflorestais e quais são seus tipos, venha saber suas vantagens e objetivos. Com a adoção do Sistema de Agroflorestas (SAFs), o produtor rural tem como principais benefícios:

  • melhor qualidade do sistema de produção
  • melhora do balanço hídrico
  • aumento na capacidade de absorção do solo
  • maior infiltração da água no solo
  • estímulo da atividade biológica
  • sustentabilidade do sistema produtivo
  • aumento da produtividade 
  • diversificação na produção
  • utilização de recursos naturais para controle de pragas
  • aumento da renda do produtor
  • solo mais fértil
  • recuperação de áreas degradadas

Com esse sistema, o produtor comercializa primeiro os produtos agrícolas de crescimento rápido (hortaliças), em seguida espécies de médio porte (frutíferas) e por último espécies madeireiras de alto valor agregado, como o mogno, por exemplo.

Além de garantir um faturamento contínuo e diversificado, o SAF promove a redução da degradação ambiental, melhora a qualidade do solo e preserva fontes de água naturais da propriedade.

Tudo isso é fundamental para garantir maior equilíbrio entre a atividade agrícola e o meio ambiente.

O que são sistemas agroflorestais
O que o H2A tem a ver com SAFs?

Sabia que mesmo que sua propriedade esteja sendo acionada na justiça para recuperar áreas de reserva legal ou de preservação permanente, é possível fazer a recuperação através do método agroflorestal?

E que esse método pode garantir retorno econômico no médio e longo prazos que superem os custos de sua implementação?

Dependendo da região em que se encontra sua propriedade rural e das características naturais do imóvel (solo, clima, acesso a água, proximidade com centros consumidores ou cadeias de compradores), o SAF pode ser altamente produtivo.

Além de resolver seu problema de passivo ambiental legal judicial ou extrajudicial, pode garantir renda futura.

Outra possibilidade é você capturar e comercializar o carbono florestal em sua propriedade. 

Essa atividade possui valor econômico atual e futuro no mercado voluntário de carbono que está se instalando e crescendo no Brasil.

Essa é a conciliação que o H2A procura fazer, facilitando e acelerando o desenvolvimento de projetos de restauração florestal e promovendo o encontro entre quem procura soluções para seus passivos ambientais rurais e quem tem interesse em investir em sistemas agroflorestais. 

Atuamos com responsabilidade, conectando os membros envolvidos no processo de restauração florestal de forma ágil, segura e efetiva.

Esse é o nosso propósito. 

Agora que você já sabe ais sobre o que são sistemas agroflorestais, tem interesse em implantar um sistema agroflorestal em seu imóvel? Entre em contato com o H2A – Hub AgroAmbiental.

Mais recentesstar_outline

Fique por dentro!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba conteúdos sobre o H2A e projetos de restauração florestal.