Restauração florestal produtiva: o Hub AgroAmbiental faz acontecer na sua propriedade rural

|

Restauração florestal produtiva: o Hub AgroAmbiental faz acontecer na sua propriedade rural

Você já ouviu falar em restauração florestal produtiva?

Podendo ser passiva ou ativa, a restauração florestal é capaz de gerar um sistema eficiente nas propriedades rurais, em termos econômicos e ecológicos. Isso sem falar na contribuição para manter o agronegócio funcionando e gerando cada vez mais receita a longo prazo.

Conheça a respeito desse sistema, sua importância e vantagens fazendo a leitura deste artigo. Ao final, conheça mais sobre o Hub AgroAmbiental e saiba como podemos auxiliar na restauração florestal produtiva da sua propriedade rural. Aproveite!

O que a restauração florestal produtiva tem a ver com sua propriedade?

A restauração florestal produtiva pode gerar ganhos econômicos e sociais ao agronegócio. Podendo ser conduzida de diferentes maneiras, seus principais objetivos incluem auxiliar na recuperação da estrutura, biodiversidade e processos ecológicos de um ecossistema florestal em áreas degradadas da sua propriedade.

De maneira geral, temos a regeneração natural, que aplica técnicas de restauração, o reflorestamento em área total com espécies nativas, o uso de técnicas de nucleação e a semeadura direta.

Como funcionam os sistemas agroflorestais?

Os Sistemas Agroflorestais,  também conhecidos como SAFs ou agroflorestas, são formas de usar a terra de forma inteligente e lucrativa reduzindo o impacto ao meio ambiente. 

Nesses sistemas, são cultivadas espécies florestais junto às espécies agrícolas e/ou pecuárias para obter benefícios econômicos e ambientais.

Assim, árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas, arbustivas, trepadeiras, forrageiras, possibilitando uma alta diversidade de espécies e de interações naturais entre elas.

Esses sistemas são classificados conforme seus aspectos funcionais e estruturais:

Agrossilviculturais: combinação de árvores, arbustos e/ou palmeiras com agricultura.

Silvipastoris: combinação de árvores, arbustos ou palmeiras com pastagem de animais.

Agrossilvipastoris: combinação de árvores com agropecuária.

Por que é importante investir neles?

O Brasil possui uma grande quantidade de áreas degradadas nas propriedades rurais que não geram renda aos seus proprietários e nem serviços ambientais que podem melhorar seus ganhos.

Fazendo a restauração florestal dessas áreas é possível garantir retorno econômico de investimento seguro tanto para proprietários rurais quanto para investidores. 

Entre as formas de gerar melhorias ambientais e econômicas no campo, temos os sistemas agroflorestais. Investir neste sistema significa garantir uma agrofloresta eficiente, econômica e sustentável.

Dessa maneira, o produtor rural planta, cultiva e conserva, protegendo-se de penalidades judiciais.

Segundo o instituto de pesquisa WRI Brasil, uma pesquisadora americana chamada Susan Stein, apresentou um estudo em que foram identificados mais de 30 mil agricultores produzindo em sistemas agroflorestais nos Estados Unidos.

Sua pesquisa deixou claro que os sistemas agroflorestais estão gerando importantes benefícios para esses produtores, como qualidade da água, sequestro de carbono, aumento da biodiversidade e conservação do solo.

Além disso, os sistemas agroflorestais trazem vantagens econômicas aos proprietários rurais, visto que há aumento na produtividade, geração contínua de renda através da rotatividade de produtos, diversificação da produção e abertura de novos mercados consumidores, cada vez mais preocupados com a origem do que compram.

Quais são os principais benefícios de realizar a restauração florestal produtiva?

Os benefícios para os produtores são múltiplos: melhoria na qualidade do sistema de produção, aumento da produtividade, diversificação da produção, solo mais fértil com aumento na capacidade de absorção, aumento da geração de renda, diminuição dos custos de produção, retorno do investimento inicial etc.

Além de garantir um faturamento contínuo e diversificado, a restauração florestal produtiva possibilita a redução da degradação ambiental, melhora a qualidade do solo e da água da propriedade, mantendo o equilíbrio entre a atividade comercial e o meio ambiente.

Como funciona o projeto H2A – Hub AgroAmbiental?

O Hub AgroAmbiental conta com profissionais altamente qualificados e experientes para garantir maior eficiência e assertividade no apoio e gerenciamento dos processos de recuperação florestal. 

Com um projeto inovador, conseguimos mapear as principais não conformidades dos proprietários rurais para desenvolvermos soluções agroambientais personalizadas às necessidades de cada projeto de recuperação ambiental. 

Isso nos permite criar um ambiente colaborativo, a fim de reduzir custos da restauração, oferecer soluções alternativas confiáveis para a resolução de conflitos judiciais agroambientais e estimular o desenvolvimento de ações estratégicas sustentáveis com intuito de cuidar do meio ambiente e potencializar a produção agroambiental.

Conte com o Hub para colocar você, proprietário rural, em contato com parceiros que ajudarão na implementação de projetos de restauração com menos investimento financeiro e de tempo. Tudo isso, com nosso acompanhamento para garantir toda a qualidade e credibilidade do processo.

Quer entender como funciona? Clique aqui e agende, sem compromisso, uma conversa com um dos nossos especialistas!

Mais recentesstar_outline

Fique por dentro!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba conteúdos sobre o H2A e projetos de restauração florestal.