O tema sustentabilidade vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo dos negócios. Dessa forma, empresas que não se comprometem com o assunto acabam perdendo espaço e até credibilidade na hora de receber investimentos ou fechar parcerias no mercado.
Neste cenário, temos o chamado ESG – Environmental, Social and Governance ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, uma estratégia que reúne algumas das boas práticas que podem ser adotadas no dia a dia das organizações.
Uma pesquisa recente mostrou que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos até 2025, deixando evidente que essa tendência chegou para ficar.
Pensando nisso, o H2A – Hub AgroAmbiental separou este artigo sobre a tendência e algumas razões para você adotá-la ainda em 2022 em sua empresa. Aproveite a leitura!
O que é ESG e quando o conceito surgiu?
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), também conhecida como ”boas práticas ambientais, sociais e de governança” surgiu pela primeira vez em 2005, durante um relatório da ONU intitulado “Who Cares Wins”, em tradução livre, “ganha quem se importa”.
Na oportunidade, 20 instituições de nove países diferentes (incluindo o Brasil) se reuniram para discutir projetos e recomendações para inclusão de questões sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
Para ficar mais claro, vamos entender o significado dos três pilares do ESG:
Environmental ou Ambiental
Refere-se às práticas de uma empresa que são voltadas ao meio ambiente. Como por exemplo: debates sobre temas relevantes, redução da emissão de carbono, gestão eficiente de resíduos, reaproveitamento de água, geração de energia limpa etc.
Social
Está relacionado à responsabilidade social que a empresa tem com a comunidade, isto é, o quanto ela está engajada socialmente. Como a diversidade da equipe, relações de suporte à comunidade, respeito aos direitos humanos, políticas de proteção de dados, apoio à inovação etc.
Governance ou Governança
Refere-se às medidas de administração, envolvendo questões como conduta, auditorias, transparência nos processos, prestação de contas justas, entre outras ações.
Sendo assim, o ESG representa uma mudança na forma de pensar em sustentabilidade, levando em consideração os compromissos ambientais, sociais e corporativos nas ações do negócio.
Por que cada vez mais empresas estão adotando uma agenda ESG?
As empresas estão cada vez mais adotando uma agenda ESG porque o mercado financeiro e os investidores passaram a dar mais valor ao assunto, uma vez que temos consumidores cada vez mais exigentes com os produtos e serviços disponíveis no mercado. Além disso, é possível ganhar força e garantir diversos benefícios.
No caso de empresas que adotam uma agenda ESG, podem garantir vantagens competitivas, aumento da lucratividade, abertura de novos mercados consumidores, acesso a melhores taxas de financiamento, redução de interferências regulatórias e legais, melhores oportunidades de investimentos e parcerias, fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos sustentáveis, entre muitas outras.
Agora que você já conhece os principais benefícios em adotar uma agenda ESG, você pode estar se perguntando “por onde começar?”. Mas não se preocupe, vamos responder essa dúvida no tópico a seguir.
Como implementar uma estratégia ESG em sua empresa?
Segundo o Conselho Regional de Administração de São Paulo, o primeiro passo para a implementação dessa estratégia é fazer o diagnóstico da empresa, para entender a maturidade dela em relação aos pilares que englobam o ESG. O diagnóstico empresarial consiste em uma avaliação interna dos processos que ocorrem na empresa de forma detalhada. Para isso, é feito uma análise dos processos de todas as áreas da organização, como vendas, gestão de pessoas, setor financeiro etc.
Com um panorama do contexto atual, é possível fazer um diagnóstico das necessidades prioritárias e então traçar uma estratégia.
Feito isso, os próximos passos incluem a adoção e implementação de tecnologias que apoiem as práticas ESG na empresa.
Como o H2A – Hub AgroAmbiental pode ajudar?
Para empresas que gostariam de investir em ações agroambientais, fomentando os três pilares de sua agenda ESG, o H2A Hub – AgroAmbiental as conecta com proprietários rurais e empresas especializadas em restauração florestal.
Assim sendo, os investidores têm a oportunidade de implementar bons processos que levam em consideração a própria empresa, o meio ambiente e a população em geral através de ações de restauração florestal.
Seja um parceiro do H2A! Entre em contato conosco clicando aqui e saiba como fazer parte.